sexta-feira, 31 de julho de 2015

Livro: Transformando Suor em Ouro


Não sou adepto de livros de autoajuda, nem, tampouco, de seguir receita de bolo para alcançar o sucesso na vida. Mas, como tudo, há as exceções, dignas de ensinamento prático para se desenvolver um senso crítico e capaz de nos pôr em reflexão a partir de exemplos reais de vida, não de meras teorias enumeradas por falsos alquimistas e donos da verdade. Um desses exemplos reais de sucesso é o de Bernardinho, eterno técnico do nosso vôlei campeão, e que quebrou paradigmas no mundo do esporte ao se reinventar a cada competição.

O segredo dele? Não há segredo, mas muito trabalho, suor como diz o título de seu livro. Sua leitura nos mostra os caminhos de aprendizagem na cooperação, solidariedade, trabalho em equipe, tudo regado à disciplina e treino pesados em uma equação simples, que nada tem a ver com matemática, TRABALHO + TALENTO = SUCESSO, ou como esquematizado pelo livro:

Talento médio + determinação alta= bom profissional
Talento alto + determinação alta=  super profissional
Talento alto + determinação baixa = frustração

 Você pode se perguntar agora, e o que um treinador esportivo tem a me oferecer?  Nem de vôlei eu gosto! Bem, independente de gostos esportivos, a história de Bernardinho não só ensina a chegar ao sucesso, como também a permanecer lá no topo, o que pode ser o mais difícil. Em qualquer carreira que se deseje ser vitorioso com honestidade, competência e reconhecimento, haverá um processo legal e natural de concorrência, no qual nem sempre o “melhor da classe” conquistará o ouro. Nas inúmeras carreiras jurídicas, nos concursos públicos, principalmente, ser gênio não é garantia de aprovação. Mais vale um esforçado e disciplinado nos estudos do que aquele cuja facilidade de absorção do conhecimento é da graça divina.

Transformando Suor em Ouro nos ratifica da importância da disciplina e trabalho duro para se conquistar sonhos, dos quais muitos duvidam serem capazes de alcançar. A história vitoriosa de um homem real, de carne e osso, que nos dá testemunho de que é possível vencer pela meritocracia e suor, num país acostumado com ilicitudes e jeitinhos camaradas.


Leitura diversificada é necessária para se abrir a mente e facilitar o raciocínio em debates, entrevistas e concursos em geral, além, é claro, de nos tornar homens e mulheres agradáveis em qualquer ambiente social. Abaixo algumas frases prediletas de livros escolhidas por colegas de curso:

“ Se você não mudar a direção, terminará exatamente onde partiu. ” – O Monge e o Executivo – (Clemilson)

“ Os livros guardam em suas páginas a sabedoria de quem os escreve. Os livros nunca perdem a memória. ” - A Bibliotecária de Auschwitz – (Jéssica Alves)

“ O Direito, portanto, não é uma coisa que gera justiça. O Direito é uma coisa que gera ordem. Em termos de exercício de poder, pode ou não gerar justiça. “ – Reflexões Sobre o Direito, Doutrinário e Positivo – (Christiano Souto)

“ Preparação extrema é o que nos faz suportar as pressões e tensões das grandes competições. Estar continuamente se preparando, manter-se atualizado e observar o que há de novo são o preço a pagar pela excelência. ” – Transformando Suor em Ouro – (André Neves)


“ O segredo da vida é colocar a si mesmo sob a luz certa. Para alguns são os holofotes da Broadway; para outros, uma escrivaninha iluminada. “ – O Poder dos Quietos – (Larissa Marques)


“ O primeiro sucesso nos espera depois do último fracasso. “ – Tudo é Possível, Alan Percy – (Philipe Martins)


“ Se a liberdade significa alguma coisa, será, sobretudo, o direito de dizer às outras pessoas o que elas não querem ouvir. “ – 1984, George Orwell – (Amanda Almeida)


“ Nada justifica mais a necessidade de clareza e reflexão sobre a psicopatia do que histórias de desapontamento e desespero da vida real. “ – Sem Consciência, Robert D. Hare – (Luiziana Alves)

Um comentário:

Total de visualizações